Viagens em Grupo

Ein Prosit! Viva Oktoberfest!

Foto: Oktoberfest Blumenau / Divulgação
Ein Prosit ! Ein Prosit! Ein Prosit!” Se nunca ouviu ou viu essa frase, pode ter certeza, depois da Oktoberfest em Blumenau ela não sairá de sua cabeça rs. Esse post vai te ajudar a conhecer um pouco sobre esse grande evento que ocorre sempre em outubro em Blumenau e daremos algumas dicas de como aproveitar o melhor desta festa com base na nossa experiencia vivida no evento e ajudar fazer sua viagem ser ainda mais legal!

Contando um pouco de história:

Vamos viajar no tempo, em 1810, na cidade de Munique, região da Baviera na Alemanha, onde um Rei celebrou o seu casamento e esta festa ficou tão boa, que foi se repetindo ano após ano e se tornando uma tradição que se espalhou em vários lugares do mundo. Em Blumenau, ela chegou em 1984 e logo se consagrou como o maior evento da cidade e o maior de SC em outubro. Para se ter uma ideia, na sua primeira edição, movimentou em torno de 102 mil turistas em 10 dias de festa.

Curiosidades:

Um fato curioso, é que essa festa é reconhecida por ser “O festival da Cerveja”, mas o seu consumo de cerveja só foi liberado a partir de 1918. De fato, o mundo agradece por essa liberação, para se ter uma ideia, em Munique, seu público atinge por volta de 6 milhões de pessoas e o seu consumo de cerveja chega em torno de 7 milhões de litros ao longo dos 16 dias de evento. Em Blumenau, não deixa a desejar, foram consumidos em 2016, 663 mil litros de cerveja e no site do evento, existem as estatísticas de cada ano de evento.

Um pouco sobre Blumenau e Oktoberfest:

No meu caso, tive o prazer de acompanhar como turista o evento desde a preparação até o encerramento. Foi muito legal, acompanhar as principais ruas sendo ornamentadas, as lojas abrirem vendas de canecas, cordões para canecas, chapéus típicos alemães e seus tradicionais trajes (Fritz e Frida). Tem para todos os gostos e tamanhos!
No seu primeiro dia de festa, ocorre o tradicional desfile de abertura na famosa rua XV de Novembro, onde se localizam a Prefeitura de Blumenau, Catedral São Paulo Apóstolo, Teatro Carlos Gomes, o castelo da Havan e o bar do Tunga, que nessa época lota de turistas que acompanham os desfiles, que ocorrem na parte da tarde em dias específicos. Os desfiles são bem animados, as pessoas exibem trajes típicos, belos cavalos, alegorias bem divertidas e sempre regado com bastante musica alemã e cerveja. Eles costumam distribuir para o público um pouco de suas cervejas.
O local onde acontece a festa é a famosa Vila Germânica. Ela é composta por 4 pavilhões e uma área externa. Tem arquitetura típica alemã, com lojas de artesanato, restaurantes e para variar, cervejas artesanais rs.
Reparou ? Não paramos de falar sobre cervejas, não é atoa que a cidade de Blumenau foi condecorada como a capital nacional da cerveja e que além da Oktoberfest, também promove em março o Festival Nacional da Cerveja, que contaremos detalhes em um outro post.
Foto: Autor do post na parte interna do evento
A parte interna dos pavilhões recebe ornamentação especial para o evento e contém stands das cervejarias, tanto da patrocinadora oficial como de cervejarias da região. Além das cervejarias, os pavilhões recebem stands com comidas típicas, grandes mesas que são compartilhadas pelo público e palcos, onde acontecem shows durante todo o evento.
Na parte externa, existe uma praça de alimentação e os seus restaurantes permanecem abertos para atender o público presente. A grande magia da Oktoberfest é que o evento é tão versátil, que agrada o público de todas as idades. A festa é recheada de tradições alemãs (música, trajes e gastronomia) e animação é o que não falta, confira esse vídeo de uma banda alemã que veio só para tocar na a Oktoberfest de 2016.

Algumas dicas para quem pretende vir a Oktoberfest:

Aí vai a primeira dica: A entrada da Oktoberfest é franca nos dias de abertura e fechamento da festa. Para quem quer economizar na entrada e investir naquela cerveja gelada, basta vir trajado e você terá meia entrada garantida! Outra dica importante: Compre seu ingresso com antecedência, pois eles esgotam, principalmente nos finais de semana que são as datas de maior público. Senão, corre o risco de ser obrigado a esperar pessoas saírem para que você possa entrar no evento!
O evento dura quase que o mês inteiro de outubro, mas seus picos de público costumam ser nos finais de semana, e o auge, quando o feriado do dia 12/10 ocorre próximo ao fim de semana. Para você que pretende vir recomendamos 2 opções:
1 – Viaje em grupo: Como os hotéis, pousadas e hostels esgotam com facilidade, geralmente quem viaja em grupo, consegue se hospedar em reservas feitas por agencias de viagens que trabalham com grupos. Essas agências, além de proporcionar a hospedagem, também garantem alguns serviços adicionais como traslado para o evento, refeições, passeios entre outras.
Mural de mensagens

2 – Organize-se com antecedência: Isso mesmo, prepare-se com antecedência de meses e reserve sua hospedagem na região ou adjacências o quanto antes. A região possui diversos hotéis, alguns famosos como Ibis, que acabou de inaugurar a segunda filial no centro de Blumenau.

Caso queira algo além de uma simples hospedagem… conheça o StammHostel! O lugar é divertido e acolhedor, seus donos tem um tratamento especial com os hóspedes. A comprovação está em um hall do hostel, onde as pessoas que passam pelo local deixam mensagens para outros viajantes e de agradecimento por serem tão bem recebidos e acolhidos pelos donos.

 

Um dos grandes baratos do hostel é que ele é cervejeiro. Isso mesmo ele produz cerveja artesanal. Além disso, tem o patrocínio da Kombucha No.1 . Uma bebida viva que se você não conhece, vale a pena experimentar.

 

Esperamos que essas dicas te ajudem a decidir seu destino por Blumenau e que curta bastante essa cidade e esse grande evento.

 

Para mais informações acompanhe o site oficial da Oktoberfest, lá existem várias dicas sobre a festa e de empresas de turismo que oferecem pacotes de viagens e excursões para o evento: http://www.oktoberfestblumenau.com.br/

 

Aproveite e nos siga no Instagram e o no Facebook!
Um grande abraço e até a próxima!

 

Equipe excursa!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *